Este plano de aula já foi desenvolvido e estou trazendo novamente só que agora explorando o BLOG para enriquecer mais o ensino-aprendizagem
Trabalho interdisciplinar: REDUÇÃO DE ENERGIA
O trabalho, sobre Redução de Energia desperta a curiosidade e o interesse pela pesquisa, buscando e entendendo o melhor caminho a ser avaliado e consequentemente colocado em prática, traz o conhecimento sobre os tipos de energia limpa (Solar, Eólica, Das Marés, Biogás, Biocombustível), a forma como essa energia chega, os seus inúmeros benefícios ( pois sem ela tudo seria mais difícil ), cálculos para identificarmos consumo e redução, orientações sobre as possíveis reduções e utilização inadequada.
Com a idéia e confecção de uma maquete, utilizando (lede e bateria 9 volts) o trabalho desenvolvido beneficia diversas disciplinas, podendo ser trabalhado em diversos temas.
MATEMÁTICA: Perímetro, Área, Volume, Formas Geométricas, Gráficos, Estatística.....
QUÍMICA: Eletroquímica, Corrente Contínua, Pilha – Bateria, Emissão de Luz, Célula Foto Química
FÍSICA: Utilização e Fontes de Energia, Pesquisa sobre uma nova alternativa de energia pesquisando e construindo uma nova maquete, Gráficos Relacionados, Propagação retilínea da luz e suas conseqüências, Sombra e Penumbra, Energia e Potência Elétrica.
Objetivo: Criação de um BLOG para esse trabalho interdisciplinar.
Utilização de tecnologias: Internet, Blog, Imagens, Vídeos, incentivando e orientando o aluno para a pesquisa, textos e exercícios, do tema proposto pelo professor.
Professores atuantes: Matemática, Química, Física
Série a ser aplicada: 9º ano – Ensino Fundamental , 1° e 2° anos do Ensino Médio
Desenvolvimento: Os alunos em grupo são incentivados a criarem um BLOG e nas aulas de Matemática, Física e Química executam as atividades propostas pelos professores através de pesquisas (internet) , elaboração de textos, os quais devem ser digitados nos posts do Blog e ao elaborarem exercícios referentes aos conteúdos estudados disponibilizar no BLOG para que os colegas resolvam, criar também um gabarito (disponibilizando um link no blog ). No final os alunos devem apresentar a maquete do Projeto, tirar fotos da maquete que cada grupo confeccionou e disponibilizar no BLOG, filmar a explicação da maquete e postar o vídeo no BLOG. Todos os alunos devem ser convidados a visitar e comentar os Blogs dos colegas.
Avaliação Contínua: Toda elaboração do trabalho desenvolvido, análise dos textos no BLOG e quais as contribuições que o BLOG e suas ferramentas trouxeram ao ensino-aprendizagem.
Marcio,
ResponderExcluirAchei muito bom o seu plano de aula. Este ano o prof. de ciências da escola em que trabalho propos para trabalharmos num projeto como este, mas infelizmente ainda não foi possível.
Então, quando li o seu plano de aula achei o máximo. Irei passar o endereço do seu blog para esse prof.
Assim, ele poderá conhecer o seu trabalho.
Parabéns,
Dóris
Marcio
ResponderExcluirQe bom vc aproveitar um Plano de Aula inserindo nele a partir de agora os BLOGs.
É isso aí... o segredo é criarmos sempre novas estratégias de ensino.
Sucesso...
Passarei sempre por aqui p/ saber das novidades...
OI MÁRCIO!!! TD BEM???
ResponderExcluirMUITO LEGAL O SEU BLOG, VC É MUITO CRIATIVO!!!
PARABÉNS!!!
QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO GRANDEMENTE!!!